quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Porque somos um país de terceiro mundo?

Somos um país de terceiro mundo porque não investimos em educação!
Segue abaixo um trecho do super livro que estou terminando de ler, chamado "O Mundo Assombrado Pelos Demônio", do saudoso astrônomo e escritor Carl Sagan:

"Os colegiais norte-americanos não estudam o suficiente. Há 180 dias no ano escolar padrão nos Estados Unidos, em comparação a 220 na Coréia do Sul, cerca de 230 na Alemanha e 243 no Japão. As crianças, em alguns desses países, vão para a escola aos sábados. O aluno norte-americano médio da escola secundária passa 3,5 horas por semana fazendo dever de casa. O tempo total dedicado aos estudos, dentro e fora da sala de aula, é de aproximadamente vinte horas semanais. Os alunos japoneses da quinta série estudam em média 33 horas por semana. O Japão, com metade da população dos Estados Unidos, forma anualmente duas vezes mais cientistas e engenheiros com diplomas superiores.
Durante os quatro anos da escola secundária, os alunos norte-americanos dedicam menos de 1500 horas a disciplinas como matemática, ciência e história. Os japoneses, franceses e alemães gastam com elas mais do que o dobro desse tempo."


Não é a toa que os Japoneses possuem a maior média de QI mundial!
Tudo bem que o trecho não cita o brasil e sim os Estados Unidos, mas ninguém precisa pensar muito pra saber que estamos pior que isso...
Trabalhamos em média 44 horas por semana, mas instruímos nossas crianças e adolescentes nem 23 horas por semana :-/
E estes frutos colheremos ainda a longo prazo...

PS: E antes que me chamem de pessimista, digo que não! Eu sou na verdade apenas realista...